Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Quem somos

O Cidacs conduz estudos e pesquisas baseados em projetos interdisciplinares originados na vinculação de grandes volumes de dados para ampliar o entendimento dos determinantes e das políticas sociais e ambientais sobre a saúde da população

O Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) realiza estudos e pesquisas com base em projetos interdisciplinares originados na vinculação de grandes volumes de dados, no âmbito das suas plataformas: Coorte de 100 Milhões de Brasileiros; Plataforma Zika; Tecnologias e Inovações para o SUS; Equidade e Sustentabilidade Urbana; Bioinformática e Epidemiologia Genética (Epigen). Além disso, o Cidacs desenvolve novas metodologias investigativas e promove capacitação profissional e científica.

A missão do Centro é contribuir com a produção de conhecimentos científicos inovadores para ampliar o entendimento dos determinantes e das políticas sociais e ambientais sobre a saúde da população. Esses estudos visam auxiliar e apoiar a tomada de decisões em políticas públicas em benefício da sociedade. Para tanto, o Cidacs conta com equipes multidisciplinares com formação em diversas áreas, como epidemiologia, saúde coletiva, estatística, economia, bioinformática e computação.

O Cidacs foi criado pela portaria 32-2016, vinculado à diretoria da Fiocruz Bahia, tendo como objetivos:

  1. 01

    Conduzir estudos e pesquisa, desenvolver novas metodologias investigativas e promover treinamento científico e profissional baseado em projetos interdisciplinares e envolvendo a integração de grandes bases de dados ("big data").

  2. 02

    Promover a integração de conhecimento em diferentes níveis (populacional, individual e sub-individual), com o propósito de engrandecer o escopo das Ciências da Saúde.

  3. 03

    Com o auxílio do conhecimento disponível e recursos computacionais de alta performance em um ambiente seguro, contribuir para a produção de conhecimento inovativo para alargar o entendimento dos problemas de saúde da população, tal qual suportar a tomada de decisões em políticas públicas, para o benefício da sociedade.

  4. 04

    Manter uma rede de cooperação científica interdisciplinar, com parceiros nacionais e internacionais, favorecendo e estimulando a produção científica e tecnológica em aspectos relevantes para a saúde da população e o SUS.

Nossa Equipe

Ver mais
NewsletterNovidades Cidacs