Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Governança

  • Responsável pela elaboração, aprovação e execução do planejamento estratégico; agendamento, acompanhamento e avaliação de atividades; aprovar padrões operacionais e organizacionais; autorizar a assinatura de acordos, contratos e convênios com entidades públicas e privadas (nacionais e internacionais). A coordenação geral é composta pelo coordenador; representante do Comitê Científico; representante da curadoria; representante do Comitê de Segurança e representante de cada núcleo.

  • Tem um papel consultivo e deliberativo em relação às atividades de pesquisa. Suas atribuições incluem: receber projetos relacionados aos eixos de pesquisa CIDACS; encaminhar os projetos aos pesquisadores que fazem parte do comitê científico para avaliação e opinião sobre a relevância das propostas de estudo; conceder autorização para a realização de projetos no âmbito do CIDACS; pronunciar-se sobre relatos de atividades de pesquisa; sistematizar e divulgar informações sobre publicações referentes a projetos aprovados; avaliar as questões submetidas pelo Centro de Pesquisa. Este Comitê é composto pelo coordenador do Centro de Pesquisa e pelos pesquisadores do CIDACS e pesquisadores associados.

    Regimento do Comitê Científico (pt_BR)

  • Uma estrutura técnica, consultiva e permanente, com o objetivo de assessorar a Coordenação do CIDACS em temas relacionados à Segurança da Informação e coordenar a Equipe de Tratamento de Incidentes em Redes Computacionais (ETIR) para o desenvolvimento de políticas e ações na área de segurança da informação. É composto pelo Coordenador de Segurança da Informação; representante do Comitê Científico; representante da Curadoria e representante de cada núcleo.

    Regimento do Comitê de Segurança da Informação – CSI (pt_BR)

  • É responsável pelo desenho, planejamento, execução e produção científica de projetos de pesquisa no âmbito do CIDACS. Constituído por um coordenador e os pesquisadores organizados em suas áreas de estudo.

  • É responsável por atuar de forma coordenada para apoiar as atividades de trabalho da equipe CIDACS, corroborando com o cumprimento dos objetivos dos projetos de pesquisa, em um ambiente de trabalho produtivo e assegurando o bom funcionamento das estruturas do CIDACS, articuladas com as áreas técnicas. do IGM. Constituído pelas áreas de Administração e Gestão de Projetos; e Segurança e Tecnologia da Informação.

  • Responsável por contribuir com uma ampla gama de perspectivas e experiências científicas em apoio ao planejamento estratégico e sustentabilidade. É uma estrutura independente, com a participação de instituições parceiras e gestores públicos (nacionais e estrangeiros), pesquisadores com expertise nas questões técnico-científicas e gerenciais abordadas pelo CIDACS. Este Comitê é composto inicialmente pelo Diretor do Instituto Gonçalo Moniz, representantes do Instituto de Saúde Coletiva / UFBA, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, SENAI-CIMATEC, Ministério da Saúde e Ministério Social e Agrário, Universidade da Fundação Brasília, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, da Universidade de Glasgow, do Instituto Farr.

  • A curadoria digital envolve atividades relacionadas à coleta, seleção, arquivamento, manutenção e preservação de objetos digitais, tendo como principal responsabilidade gerenciar o ciclo de vida de todas as informações coletadas (bases de dados administrativos e científicos) e geradas no âmbito do Cidacs. A Curadoria é coordenada pelo curador, assistido por um ou mais curadores adjuntos e/ou técnicos auxiliares, de acordo com o tamanho e a especificidade dos projetos desenvolvidos no Cidacs. Um Conselho Curador será convocado sempre que houver a necessidade de discutir questões extraordinárias relacionadas a objetos digitais e é composto pelo Curador, o Coordenador Executivo e os representantes do Comitê Científico, do Comitê de Segurança, do Centro de Produção de Dados e um pesquisador com experiência em a questão a ser examinada.

    Regimento da Curadoria Digital

  • O Centro de Comunicação é responsável pela gestão da comunicação, em sintonia com o Departamento de Comunicação do IGM / FIOCRUZ. Dessa forma, atua na gestão das demandas do setor, planejando e executando ações de comunicação para as atividades institucionais, observando suas áreas de atuação: comunicação interna e institucional; produção de eventos; programação visual; relações públicas e imprensa.

    Regimento do Núcleo de Comunicação (pt_BR)

  • É responsável por operar em todas as bases de dados mantidas no CIDACS, gerando conjuntos de dados para uso de pesquisadores e projetos vinculados ao CIDACS. Desta forma, atua na gestão das demandas de produção de dados do centro, elaborando e planejando ações de vinculação de banco de dados em consonância com a Curadoria Digital e o Comitê de Segurança da Informação.

    Regimento do Núcleo de Produção de Dados – NPD (pt_BR)

NewsletterNovidades Cidacs