Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Como funcionamos

Conheça as etapas de produção dos bancos de dados desenvolvidos no âmbito do Cidacs

 

Atualmente, as pesquisas realizadas no âmbito do Cidacs utilizam, principalmente, a vinculação de bancos de dados governamentais para gerar conhecimentos inovadores. O cruzamento das diversas bases de dados utiliza algoritmos de vinculação desenvolvidos pela equipe do centro que, ao lado de outras técnicas como mineração de dados e aprendizado de máquina, tem o potencial de produzir informação inédita no campo da saúde.

Para tanto, os dados cedidos para o Centro são recebidos, armazenados e preservados com base em procedimentos de Curadoria Digital. O Centro segue normas e procedimentos que garantem o total sigilo dos dados individuais, seguindo rigorosos preceitos éticos.

Esses dados são processados em um ambiente computacional de alto desempenho, constituído pelo supercomputador Omolú e outros clusters computacionais situados no Centro de Supercomputação do Senai-Cimatec. Os dados abrigados no Omolú são acessados através de um ambiente monitorado, sem conexão à internet, com protocolos de segurança e controles de acesso restritos.

Os datasets produzidos no Cidacs são, atualmente, disponibilizados apenas para projetos vinculados às plataformas ou em colaboração com Centro. Contudo, o Cidacs está alinhado com a Política de Dados Abertos, que visa disponibilizar a solicitação dos dados produzidos, assegurando a preservação da privacidade, por meio de técnicas de anonimização e rígidos padrões de segurança da informação.

NewsletterNovidades Cidacs