Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

ÆSOP - Sistema de Alerta Precoce para Surtos com Potencial Pandêmico

Epidemiologia Genômica Bioinformática Tecnologias e Inovações para o SUS

ÆSOP – Sistema de Alerta Precoce para Surtos com Potencial Pandêmico

Vigência: Início 13/02/2023

Status: Em Andamento

Coordenação: Manoel Barral Netto.

Equipe: Pablo Ivan Ramos, Mauricio Barreto, Juliane Fonseca, Roberto Andrade, Marcos Ennes Barreto, Izabel Oliva Marcilio de Souza, Alice Sarno Martins dos Santos, Walisson Angélico de Araújo, Crislane Gomes, Vinícius de Araújo Oliveira, Gerson Oliveira Penna, Pilar Tavares Veras Florentino, Viviane Boaventura, Thiago Cerqueira-Silva, Tales Mota Machado, Juracy Bertoldo Santos Junior.

Financiamento: Rockefeller Foundation

Instituições envolvidas: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e Fiocruz

Inovação, otimização e antecipação, essas são bases importantes para o ÆSOP, um projeto que visa desenvolver um sistema de alerta precoce de surtos com potencial de pandemia, da sigla em inglês Alert-Early System of Outbreaks with Pandemic Potential. A pandemia de Covid-19 mostrou a importância de desenvolver programas de vigilância para oferecer suporte às autoridades sanitárias e serviços de vigilância epidemiológica e identificar oportunamente o surgimento de novas doenças com potencial epidêmico/pandêmico. O risco de surgimento destas doenças, especialmente as causadas por vírus zoonóticos, vem aumentando, nos últimos anos, em razão de mudanças drásticas na relação homem x ambiente, alterações climáticas, e excesso do consumo de antibióticos. Em particular, a detecção precoce de doenças respiratórias virais, como a que foi responsável pela pandemia de Covid-19, representa prioridade para o sistema ÆSOP.

O ÆSOP se beneficiará de dados digitais de saúde coletados de fontes distintas para apresentar um sistema operacional às autoridades de saúde tanto no nível nacional, como local, visando antecipar respostas quando um possível surto de doenças infecciosas for identificado. O sistema será desenvolvido primeiramente para o monitoramento de síndromes respiratórias agudas, e depois ampliado para incluir também a detecção de outras síndromes relevantes para a saúde pública e com potencial epidêmico.

Para o desenvolvimento do projeto estão sendo criadas e aplicadas ferramentas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para utilizar dados estruturados (base de dados da saúde) e não estruturados (genômicos, ambientais, mensagens de mídia social, vendas de medicamentos, entre outros) em camadas longitudinais e multimodais, permitindo diferentes níveis de detalhes e cobertura. Além disso, abordagens estatísticas e matemáticas fornecerão distintos cenários de previsão de risco de espalhamento no curto e médio prazo, uma vez geolocalizado um sinal de anomalia.

Pretende-se também que o ÆSOP se torne um componente de uma plataforma regional/global de vigilância e resposta a patógenos, formando parte dos ecossistemas de prevenção a possíveis epidemias/pandemias.

ÆSOP está sendo desenvolvido como uma criação conjunta entre a Fiocruz, a COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Fundação Rockefeller.

Saiba mais no site

[mc4wp_form id="2531"]
Acessar o conteúdo