Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Programa Professor Visitante no Exterior (CAPES)

Escrito por NOGP/aip  em 14 de Fevereiro de 2019

O Programa de Professor Visitante no exterior visa oferecer bolsa no exterior para a realização de estudos avançados após o doutorado e tem como público-alvo pesquisadores e/ou docentes doutores que possuam vínculo empregatício com instituição de ensino superior ou instituto de pesquisa com reconhecida produtividade científica e tecnológica que possuam programas de pós-graduação nas respectivas áreas do conhecimento.

O Programa tem como objetivos específicos:

1. Incentivar a criação de parcerias e o início ou a consolidação de uma rede de pesquisa internacional existente;

2. Contribuir para o estabelecimento e manutenção do intercâmbio científico por meio da contínua formação dos docentes e pesquisadores inseridos nas diversas áreas de pesquisa no país;

3. Desenvolver os centros de ensino e pesquisa brasileiros com o retorno dos pesquisadores;

4. Ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior;

5. Ampliar o acesso de pesquisadores brasileiros a centros internacionais de excelência;

6. Proporcionar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira;

7. Promover o aprimoramento dos docentes e pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e centro de pesquisa brasileiros.

O Programa de Professor Visitante no Exterior divide-se em duas categorias de bolsa, a saber:

  1. Professor Visitante no Exterior Júnior: destinada a professores(as) ou pesquisadores(as), com vínculo empregatício com Instituições de Ensino Superior, institutos ou centros de pesquisa do Brasil, que possuam programas de pós-graduação nas respectivas áreas do conhecimento, com titulação obtida há, no máximo, dez anos, tendo por referência o último dia para a inscrição no processo seletivo.

A categoria Júnior objetiva proporcionar oportunidade de aprofundamento de estudos e pesquisas para professores e pesquisadores em fase de consolidação acadêmica, com vínculo institucional.

  1. Professor Visitante no Exterior Sênior: destinada a professores(as) ou pesquisadores(as), com vínculo empregatício com Instituições de Ensino Superior, institutos ou centros de pesquisa do Brasil, que possuam programas de pós-graduação nas respectivas áreas do conhecimento, com titulação obtida há mais de dez anos, tendo por referência o último dia para a inscrição no processo seletivo;

A categoria Sênior objetiva atender ao público acadêmico de pesquisadores e professores com senioridade no meio acadêmico e de pesquisa, com vínculo institucional.

Benefícios:

  • Mensalidade
  • Auxílio-instalação
  • Auxílio seguro saúde

Duração: Mínimo de 04 e máximo de 12 meses.

Agência

CAPES/MEC

Prazo de inscrição

quarta-feira, 06 de Março de 2019 às 16:59 (-19 dias restantes)

Critérios de elegibilidade

Requisitos:

a) Professor Visitante no Exterior Sênior: professor ou pesquisador, com vínculo empregatício, que possua mais de 10 (dez) anos de doutoramento;

b) Professor Visitante no Exterior Junior: Professor ou pesquisador, com vínculo empregatício, que possua até 10 (dez) anos de doutoramento.

Será atribuída prioridade aos(às) candidatos(as) que tenham perfil acadêmico equivalente e/ou superior ao de pesquisador nível 1D ou superior para Professor Visitante Sênior, na classificação de produtividade do CNPq.

Não serão pagos pela Capes taxas administrativas e acadêmicas (tuition & fees) e taxas de bancada (bench fees) para essa modalidade, tendo em vista a expectativa de parceria e colaboração entre os pesquisadores das Inti9tuições de Ensino e Pesquisa no Brasil e no exterior.

Os benefícios são outorgados exclusivamente ao(à) bolsista e independem de sua condição familiar e salarial. Não é permitido o acúmulo de benefícios para a mesma finalidade e o mesmo nível, devendo o(a) candidato(a) declarar a recepção de outras bolsas concedidas por agências internacionais e/ou órgãos ou entidades da Administração Pública federal, estadual ou municipal e requerer sua suspensão ou cancelamento. Pesquisadores e/ou docentes vinculados aos Programas de Pós Graduação (PPG) contemplados pelo Programa Institucional de Internacionalização (Capes-PrInt – edital n° 41/2017) não poderão ter bolsa concedida pelo presente Edital.

O(A) candidato(a) deve inscrever-se e enviar toda a documentação complementar, exclusivamente via Internet, até às 17h00m do último dia para inscrição, horário de Brasília, conforme estabelecido no calendário. A Capes não se responsabilizará por inscrições não recebidas dentro do prazo em decorrência de eventuais problemas técnicos, de congestionamentos das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

Fonte

http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/programa-professor-visitante-no-exterior

NewsletterNovidades Cidacs