Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Programa Capes-Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA

Escrito por NOGP/aip  em 31 de Janeiro de 2019

O programa é realizado pela CAPES em cooperação com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil – Comissão Fulbright.

Modalidade de bolsa: doutorado pleno.
Áreas contempladas: as 49 Áreas de Avaliação da CAPES, referidas no Anexo VI do Edital.
Duração da bolsa: até 6 (seis) anos, condicionada à aprovação do relatório anual de atividades do bolsista.

Objetivo

O Programa CAPES – Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA tem como objetivos:
a) Formar recursos humanos de alto nível nos EUA, como alternativa complementar às possibilidades ofertadas pela pós-graduação no Brasil, para candidatos com excelente desempenho acadêmico, e com propostas de pesquisa que não possam ser realizadas total ou parcialmente no Brasil.
b) Fomentar a formação de líderes que possam contribuir significativamente para a pesquisa no Brasil e no mundo nas áreas relacionadas ao Programa.
c) Fortalecer as áreas de conhecimento em consolidação no Brasil.
d) Ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior.
e) Ampliar o acesso de pesquisadores(as) brasileiros(as) a universidades de excelência dos EUA.
f) Proporcionar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.

Itens Financiáveis

Benefícios custeados pela CAPES:

Nos três primeiros anos do doutorado, o bolsista receberá os seguintes benefícios:

  • Taxas acadêmicas e administrativas, pagas diretamente pelo Programa à Universidade anfitriã.
  • Estipêndio mensal variável, conforme o campus e de acordo com os valores estabelecidos pelo Departamento de Estado dos EUA para bolsistas de intercâmbio em dedicação exclusiva. A bolsa será paga diretamente ao bolsista, exclusivamente nos meses de efetiva permanência nos EUA e por no máximo 36 meses. Será concedido adicional de 50% do valor do estipêndio mensal para cobrir despesas de um dependente, exclusivamente ao cônjuge ou ao filho ou à filha. Dependentes adicionais são de inteira responsabilidade do bolsista que deverá demonstrar possuir recursos mensais equivalentes a 25% do estipêndio mensal por dependente, para poder solicitar o visto.
  • Seguro saúde para o bolsista e um dependente, conforme descrito no item b) acima, e ressalvado o disposto no Termo de Compromisso (Anexo I) do presente edital.
  • Passagem aérea internacional de ida e volta entre o Brasil e os EUA, em classe econômica e para um dependente, conforme descrito no item b) acima. A(s) passagem(s) de volta será concedida desde que o bolsista conclua o doutorado dentro do prazo de seis anos.
  •  Auxílio instalação.

A partir do quarto ano até a conclusão do doutorado que deve ocorrer até o sexto ano, a Universidade anfitriã assumirá todos os custos relativos às taxas acadêmicas e administrativas, estipêndios mensais de subsistência e seguro saúde do bolsista. Durante este período, o adicional de 50% do valor do estipêndio mensal e o seguro saúde para o dependente continuarão a ser pagos diretamente ao bolsista pelo Programa.

Benefícios custeados pela Fulbright:

  • Participação no seminário de orientação pré-partida no Brasil
  • Isenção da taxa do Visto J-1

Agência

CAPES/MEC

Prazo de inscrição

domingo, 31 de Março de 2019 às 23:59 (6 dias restantes)

Critérios de elegibilidade

Dos Requisitos para a Candidatura

O candidato deverá satisfazer os seguintes requisitos no momento da inscrição:

a) ter nacionalidade brasileira e não possuir nacionalidade norte-americana;
b) residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;
c) ter diploma de bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos, em instituição brasileira de ensino superior reconhecida pelo MEC;
d) não ter cursado ou estar cursando doutorado ou ter título de doutor em qualquer área do conhecimento;
e) ter disponibilidade para dedicar-se integralmente às atividades propostas e aprovadas durante todo o período da bolsa;
f) possuir certificado com nota do teste de proficiência em língua inglesa válido, realizado após 31 de julho de 2018, com pontuação mínima, conforme Tabela I;
g) possuir certificado com nota do teste GRE (Graduate Record Examination), realizado após 30 de maio de 2016.
h) caso ainda vá realizar o teste GRE e/ou de proficiência de língua inglesa, indicar o código 7522 (Fulbright Commission in Brazil) no formulário de teste, para envio do resultado à Fulbright; e
i) é vedada a candidatura de indivíduos que atualmente têm, ou que anteriormente tiveram bolsa de doutorado concedida por agência pública federal, mesmo que não tenham concluído o curso.

Inscrição

  • A inscrição é gratuita e deverá ser feita, exclusivamente, mediante o preenchimento, em inglês, do formulário de inscrição on-line com link disponível na página do programa no Portal da CAPES (www.capes.gov.br).
  • Deverão ser seguidos as orientações estabelecidas e os prazos definidos nos itens nº 6 e nº 11, do edital publicado.
  • A CAPES e a Comissão Fulbright não se responsabilizarão por inscrição não concretizada em decorrência de problemas técnicos, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
  • A Comissão Fulbright orientara o bolsista para obtenção do visto de entrada nos EUA, consoante à regulamentação do Serviço de Imigração dos EUA, na categoria J-1 para o bolsista e J-2 para dependentes, quando for o caso, sempre com isenção do pagamento das taxas de emissão de visto. Os custos para emissão do passaporte são de responsabilidade do bolsista.
  • É condição para implementação da bolsa que o candidato aprovado nos processos seletivos descritos nos itens 7 e 8 assine o Termo de Compromisso (conforme modelo Anexo I).

Fonte

http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/estados-unidos/programa-capes-fulbright-de-doutorado-pleno-nos-eua

NewsletterNovidades Cidacs