Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

O papel do delineamento na pesquisa de avaliação

em 25 de outubro de 2018

Nas avaliações das intervenções de saúde pública o delineamento da pesquisa é essencial, sobretudo quando se trata de situações que envolvem fenômenos complexos. Para tratar dessa fase da investigação, o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) recebe os pesquisadores da Universidade de Glasgow Laurence Moore e Sharon Simpson para o seminário “Avaliação de Intervenções Complexas na Saúde Pública”. O evento ocorre no dia 6 de novembro, no auditório do Tecnocentro, a partir das 14h.

Os professores da universidade escocesa vão mostrar como desenhar e escolher modelos de avaliação para cada situação que esteja em estudo. Simpson e Moore versarão sobre a importância de ter uma equipe especialista em métodos e com conhecimento teórico e multidisciplinar, além de selecionar os métodos de acordo com as complexidades de cada evento ou situação de saúde.

Pesquisadores

Sharon Simpson lidera duas correntes de trabalho dentro do Instituto de Saúde e Bem-Estar da Universidade de Glasgow. O foco da pesquisa é desenvolvimento e avaliação de intervenções complexas com forte enfoque nos métodos, para observar diversos fatores que influenciam na saúde e comportamento, visando traduzir esses entendimentos em novas intervenções.

Laurence Moore é diretor do Conselho de Pesquisa Médica da Unidade de Ciências Sociais e Ciências da Saúde Pública do Instituto Científico-Geral da Universidade de Glasgow. Moore é cientista social e estatístico com um interesse particular no desenvolvimento e avaliação de intervenções para melhorar a saúde pública.

NewsletterNovidades Cidacs