Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Livro sobre o Bolsa Família condensa trabalho da Coorte de 100 Milhões

Coorte de 100 milhões em 11 de Janeiro de 2019

Com as contribuições de alguns dos pesquisadores da Plataforma Coorte de 100 Milhões de Brasileiros  do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), está disponível no Repositório Institucional da Enap o livro Bolsa Família 15 Anos (2003-2018). Além das contribuições do Cidacs, a publicação reúne textos de gestores e especialistas que acompanham de perto o Programa desde 2003. A primeira seção é dedicada ao levantamento da vasta produção acadêmica nacional e internacional sobre o Programa.

De acordo com a publicação, entre 2005 a 2018, foram identificados mais de 1000 estudos nacionais e internacionais sobre o Bolsa Família, compreendendo artigos científicos nacionais e internacionais, teses e dissertações. No capítulo “Programa de Transferência de Renda Condicionada e seus efeitos na saúde: impactos do Programa Bolsa Família” há um resumo das pesquisas em andamento no centro que estão realizando a avaliação do impacto dessa política social em diversos desfechos de saúde como a mortalidade na infância, Hanseníase, tuberculose, suicídio e homicídio.

O livro sobre o Bolsa Família traz diversas discussões que podem contribuir para diversos ângulos: as possibilidades de evolução do Programa e do Cadastro Único, as propostas dos candidatos à presidência da república em 2018 e as frentes de aperfeiçoamento do modelo Conditional Cash Transfer (CCT) sob a perspectiva nacional e internacional. Segundo o anúncio do extinto Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o trabalho pretende consolidar mais um ciclo de reflexão sobre o Bolsa Família, uma das políticas públicas mais avaliadas no Brasil, e apontar caminhos para seu aperfeiçoamento no futuro próximo.

NewsletterNovidades Cidacs