Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

FAQ

  • O Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) é uma instituição vinculada ao Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), que realiza estudos e pesquisas com base em projetos interdisciplinares originados na integração de grande volume de dados. O Centro tem a missão de contribuir com a produção de conhecimentos científicos inovadores para auxiliar e apoiar a tomada de decisões em políticas públicas em benefício da sociedade.

  • Atualmente, os datasets produzidos pela equipe do Cidacs são disponibilizados exclusivamente para projetos vinculados às plataformas ou em colaboração com centro. Contudo, o Cidacs está alinhado com a Política de Dados Abertos e visa, em breve, disponibilizar a solicitação para obtenção dos dados produzidos, assegurando a preservação da privacidade, por meio de técnicas de anonimização e rígidos padrões de segurança da informação.

  • O Cidacs realiza estudos e pesquisas, em projetos interdisciplinares originados na análise de grande volume de dados, no âmbito das suas seis plataformas: Coorte de 100 Milhões de Brasileiros; Plataforma Zika; Tecnologias e Inovações para o SUS; Equidade e Sustentabilidade Urbana; Bioinformática e Epidemiologia Genética (Epigen).

    As pesquisas desenvolvidas no Cidacs utilizam, principalmente, a vinculação de bancos de dados governamentais para gerar conhecimentos inovadores. Para tanto, os dados cedidos para o Centro são recebidos, armazenados e preservados com base em procedimentos de Curadoria Digital. Esses dados são processados em um ambiente computacional de alto desempenho, constituído pelo supercomputador Omolú e outros clusters computacionais situados no Centro de Supercomputação do Senai-Cimatec. Os dados abrigados no Omolú são acessados através de um ambiente monitorado, sem conexão à internet, com protocolos de segurança e controles de acesso restritos.

NewsletterNovidades Cidacs