Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Experiência do Cidacs é levada a evento no Banco Mundial

Expertise em 20 de Abril de 2018

O Banco Mundial realizou esta semana o evento “Uso de Ciências de Dados (Big Data) como Ferramenta de Apoio Estratégico à Gestão do Sistema Único de Saúde”, nos dias 19 e 20, na sede do Banco, em Brasília. O evento tem como proposta de construir uma agenda de colaboração na área de ciência de dados em saúde, entre o Banco Mundial, o Ministério da Saúde e instituições de pesquisa brasileiras.

O evento tem como objetivo criar estratégias para melhorar os sistemas de informação em saúde e otimizar o uso dos dados que são produzidos nessas bases de dados para a elaboração e proposição de políticas públicas em saúde. Trata-se do que a organização do evento chamou de “saúde digital”.

O coordenador do Cidacs, Mauricio Barreto, apresentou-se com o tema “Uso de ‘big data’ na avaliação do impacto de políticas sociais na saúde – experiências do Cidacs”, no primeiro dia do evento. O pesquisador teve a oportunidade mostrar o trabalho multidisciplinar que vem sendo executado no Cidacs com dados administrativos e que subsidia as diversas plataformas de pesquisas presentes no Centro.

Além das organizações diretas do Ministério da Saúde, como o Departamento de Informática do SUS (DataSUS), também participaram do evento o Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)  e representantes da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

NewsletterNovidades Cidacs