Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mauricio Barreto

Busque por
colaboradores

Coordenador do Cidacs.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado em Saúde Comunitária (UFBa) e Ph.D. em Epidemiologia pela University of London. Em 2018, foi convidado a compor o Grupo Técnico Assessor sobre Evidência e Inteligência para a Ação na Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS).

É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva (ISC-UFBA), onde foi professor de 1980 a 2013 também na graduação. Em 2014 se tornou pesquisador sênior do Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz- Bahia). Lidera um grupo de pesquisa voltado para aspectos epidemiológicos das doenças infecciosas, desnutrição e asma, avaliação do impacto populacional de intervenções, e aspectos teóricos e metodológicos da Epidemiologia.

Publicou mais de 430 trabalhos em revistas científicos, mais de 40 monografias e capítulos de livros. Orientou 18 dissertações de mestrado e 24 teses de doutorado. A sua atividade científica tem merecido reconhecimento, com participação em comitês de assessoramento em questões de políticas de científicas ou de saúde cem diversas organizações nacionais e internacionais. Desde 1998 é pesquisador I-A do CNPq, em 2003 foi eleito Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e em 2013 da The World Academy of Science(TWAS);

Entre os projetos que coordenou destaca-se o Núcleo de Excelência (Pronex/CNPq/MCT) “Diarreia infantil: epidemiologia ambiental e molecular e repercussões no desenvolvimento físico e mental”. Atualmente, coordena um Centro de Excelência na América Latina, financiado pela Wellcome Trust-UK para estudar o impacto da urbanização, migração e mudanças no estilo de vida e na exposição a infecções na asma na América Latina, com projetos de pesquisa no Brasil e no Equador, e um INCT em Ciência, Inovação e Tecnologias em Saúde (CITECS).

Em 2016, foi co-fundador e desde então dirige o Centro de Integração de Dados e Conhecimento para a Saúde (CIDACS – Fiocruz Bahia). Seu atual grande projeto é a Coorte de 100 milhões de Brasileiros que investiga o papel das políticas de proteção social na saúde.

NewsletterNovidades Cidacs