Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Davide Rasella

Busque por
colaboradores

Possui graduação em Biotecnologie Farmacologiche (Biotecnologia farmacológica) pela  Università degli Studi di Milano (Unimi, Itália), mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Foi consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) no projeto de monitoria dos determinantes sociais no Brasil e consultor pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) pela construção de projeções e cenários futuros do impacto de intervenções públicas no país. Tem experiência de planificação, desenho e implementação de inquéritos e avaliações de impacto, incluindo ensaios comunitários randomizados, no Brasil e no estrangeiro.

É o primeiro autor do artigo que demonstrou o impacto do Programa Bolsa Família na redução da mortalidade em menores de cinco anos no Brasil, publicado na revista The Lancet, e do artigo que demonstrou o impacto do Programa Saúde da Família na mortalidade cardiovascular, publicado no British Medical Journal. Sua tese de doutorado intitulada “Impacto do Programa Bolsa Família e seu efeito conjunto com a Estratégia Saúde da Família sobre a mortalidade no Brasil” venceu o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, em 2013. É, atualmente, Wellcome Trust Postdoctoral Fellow com base no Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz – Fiocruz Bahia, na Escola Nacional de Saúde Publica (ENSP) e na London School of Hygiene and Tropical Medicine (UK), tendo como projeto de estudo a avaliação do impacto do programa Bolsa Família e dos determinantes sociais de Saúde na morbi-mortalidade por HIV/AIDS e Tuberculose, além de outras doenças ligadas a pobreza. Também é professor convidado do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC- UFBA), onde ministra cursos de avaliação de impacto de intervenções públicas.

NewsletterNovidades Cidacs