Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Data Center Container

O primeiro datacenter destinado à integração de dados administrativos e de saúde no Brasil é um equipamento que expande a infraestrutura computacional do Cidacs e amplia a capacidade de processamento e vinculação de grandes bases de dados.

Montado em uma estrutura anexa ao Edifício Tecnocentro, no Parque Tecnológico da Bahia, dentro de um container, o datacenter é capaz de oferecer uma maior estabilidade e velocidade aos procedimentos de análise. O equipamento contém em sua estrutura sistemas computacionais que agregam a Sala Segura – abrigando os dados individualizados que precisam estar protegidos –, o ambiente de análise e a área administrativa do Cidacs, bem como o sistema de telecomunicações e gerador de energia elétrica. Novas estruturas e servidores ainda podem ser incluídos.

Além da maior agilidade, o datacenter auxiliará pesquisadores a responderem questões de pesquisa mais complexas sobre impactos de políticas de transferência de renda, políticas de habilitação ou de atenção à saúde por exemplo.

No novo Datacenter do Cidacs já estão instalados dois clusters computacionais, que serão ampliados, e outro cluster que será instalado até o final do ano de 2022. Estes recursos computacionais irão proporcionar aos projetos do Cidacs aproximadamente 2.600 hilos de processamento em CPU (vCPU) e 240.000 em GPU (Cuda), capacidade de memória de 24 terabytes e 2,5 petabytes de armazenamento.

O datacenter do Cidacs é parte das ações de um projeto financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates. O projeto tem um componente de infraestrutura, onde o datacenter está inserido, e de pesquisa relacionada à avaliação do serviço de Atenção Primária à Saúde Materno-Infantil.

NewsletterNovidades Cidacs