Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Comunicação científica é tema de evento no Cidacs

Ciência e Tecnologia em 26 de Fevereiro de 2018

As novas formas de realizar pesquisa em saúde demandam modos inovadores de comunicação, gerando desafios para os profissionais da área que trabalham com ciência e saúde. Diante dessa nova realidade, o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) vai discutir o uso de novas mídias, a comunicação institucional e científica no seminário “#DiálogosCidacs: Comunicação da Pesquisa em Saúde”, que será realizado no dia 7 de março, das 9h às 12h, no Auditório do Tecnocentro, Salvador, Bahia. O evento é aberto ao público (para se inscrever clique aqui).

Um dos temas chaves de estratégia de produção e de difusão da ciência a serem abordados no evento é a Translação do Conhecimento – termo que designa um processo científico que vai além da disseminação do conhecimento, incluindo o real uso da sociedade. Para tratar do assunto, ainda pouco difundido entre os profissionais da área, o evento tem como convidados a jornalista Maria Paola de Salvo, diretora da Global Health Strategies (GHS), responsável pela comunicação da Bill and Melinda Gates Foundation no Brasil, e o pesquisador do Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) e coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (LAISS), André Faria Neto.  A mesa contará com a mediação do Assessor de Comunicação da Fiocruz Bahia, o pesquisador e jornalista Antônio Brotas.

Na segunda rodada, o evento traz Fabiana Mascarenhas, jornalista especializada em Jornalismo Científico pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). A profissional trabalha há 15 anos no Grupo A Tarde, no qual já atuou como repórter, editora, produtora e apresentadora em diversas mídias. Além disso, foi repórter e editora do caderno dominical Ciência & Vida. Para tratar do uso das redes sociais, o seminário contará com a coordenadora de marketing da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília, Ana Carolina de Oliveira, que abordará as estratégias utilizadas pela instituição na divulgação e comunicação do trabalho científico realizado no ambiente de pesquisa em saúde. Já a mediação do painel estará a cargo da diretora de comunicação de Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Luiza Silva.

 

Cidacs

O Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) é uma instituição de estudos e pesquisas baseada em projetos interdisciplinares originados na integração de grande volume de dados. Com auxílio de recursos computacionais de alto desempenho e do conhecimento já acumulado pelos pesquisadores associados, o Cidacs contribui na produção de conhecimentos científicos inovadores para ampliar o entendimento dos determinantes e das políticas sociais e ambientais sobre a saúde da população, além de apoiar tomadas de decisões em políticas públicas, em benefício da sociedade.

A instituição está vinculada ao Instituto Gonçalo Moniz da Fundação Oswaldo Cruz (IGM/Fiocruz Bahia) e concentra profissionais como epidemiologistas, biomédicos, biólogos, estatísticos, economistas e profissionais das ciências de dados (tecnologistas da informação, analistas de sistemas, engenheiros e cientistas da computação, entre outros). O Centro fica localizado no Tecnocentro, Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador, e foi fundado em dezembro de 2016. A coordenação geral do espaço é do epidemiologista Maurício Barreto, pesquisador sênior da Fiocruz Bahia.

NewsletterNovidades Cidacs