Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Colaboradores participam de curso de estatística e metódos de imputação

Dados em 15 de junho de 2018

Realizar imputação de dados é uma das alternativas quando o pesquisador lida com bases de dados de grandes volumes e faltam registros. Para isso, é preciso conhecer os métodos estatísticos que permitem tal ação. Nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15 de junho, os colaboradores do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz) participaram do curso Imputação Múltipla com a pesquisadora Karla Diaz, da London School Hygiene & Tropical Medicine. O curso foi realizado no Instituto de Matemática na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Os dados faltantes ou data missing são valores, registros, que se perderam ou não foram produzidos, por exemplo, e precisam ser imputados, ou seja, ter valores atribuídos. A professora Karla Diaz contou que essa é quarta vez que vem ao Brasil e que o curso de imputação já foi ministrado por ela no Rio de Janeiro, Florianópolis e Belo Horizonte.

A iniciativa aconteceu no auditório do Instituto de Matemática, que fica no térreo, no dia 14, e no dia 15, o curso foi no laboratório 143, no 1º andar. O curso oportunizou aprendizagem prática e tirou muitas dúvidas dos participantes.

NewsletterNovidades Cidacs