Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Cidacs participa de encontro com o Ministério da Saúde

Política de Dados em 26 de outubro de 2018

O Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) participou nessa quinta-feira, dia 25, do “Encontro Ciência Aberta para gestores de saúde e de ciência e tecnologia” com o Ministério da Saúde sobre Ciência Aberta. O coordenador do Cidacs, Mauricio Barreto, e a pesquisadora Bethânia Almeida discutiram sobre a importância dos dados administrativos e abertura de dados para a produção de conhecimento científico.

Barreto levou para os gestores a apresentação “A utilização de dados governamentais para a pesquisa em saúde: tão aberto quanto possível, tão fechado quanto necessário” para o evento que aconteceu na Fiocruz Brasília.

Integrante do Grupo de Trabalho em Ciência Aberta (GTCA), Almeida faz parte de um grupo que está mobilizando a Fiocruz para uma nova cultura científica em que a produção de conhecimento é feita de forma aberta e compartilhada, inspirada por valores como a colaboração, a transparência e a sustentabilidade.

O GTCA faz parte da “Plataforma de longo prazo de vigilância do Zika Vírus e microcefalia no âmbito do SUS” (Plataforma Zika), coordenada pelo Cidacs/Fiocruz Bahia e viabilizou estudos sobre experiências internacionais e mapeamento dos marcos regulatórios nacionais sobre ciência aberta.

Apresentações

O evento teve como objetivo reunir atores sociais, estudos e documentos elaborados que auxiliem a forma de atuação do Ministério da Saúde e parceiros nas suas atividades de fomento à pesquisa sob inspiração dos preceitos da Ciência Aberta.

O encontro foi aberto com a apresentação “Importância da Ciência Aberta na pesquisa em saúde e as políticas de financiamento” pelo vice-presidente de Ensino, Pesquisa, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC), Manoel Barral, a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do MS e a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio.

Paula Xavier, coordenadora do GT Ciência Aberta, apresentou o a palestra “Do acesso aberto a ciência aberta: conceitos e ações para implantação” e o consultor do Cidacs para assuntos sobre privacidade e dados pessoais, Danilo Doneda, falou sobre “Marcos legais e regulatórios nacionais para abertura de dados para pesquisa em saúde”.

NewsletterNovidades Cidacs