Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Cidacs e Gates realizam rally para testar visualização de dados

Dados em 31 de outubro de 2018

O Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) em colaboração com a fundação Bill & Melinda Gates realiza um Rally de Data Science no período de 5 a 14 de novembro, no Centro.

O rally visa responder uma questão específica na área de saúde usando um conjunto de bases de dados disponíveis e métodos analíticos, por meio de uma equipe de cientistas de dados voltadas exclusivamente para o desafio em um período de duas semanas.

Nesta edição, o rally realizará um teste de uso de dados para produção de descritivas, ao observar quais variáveis indicam gestação de risco a partir dos dados dos nascidos vivos de 2011 a 2015. Essas informações serão extraídas de uma amostra de um conjunto de dados cruzados entre a base de dados do Sistema Nacional de Nascidos Vivos (Sinasc) com Cadastro Único (CadÚnico).

O objetivo é elaborar painéis interativos que possibilitem observações pontuais ou longitudinais (ao longo do tempo) sobre a gestação de risco no Brasil para compreender quais as variáveis que estão associadas a essa situação de saúde. Em princípio, trata-se apenas de um trabalho descritivo focado em fortalecer a pesquisa do Cidacs na comunicação de resultados por meio de software e linguagem de programação.

“O ser humano é visual e é muito mais fácil extrair informação de algo de um painel do que de uma tabela”, complementou o pós-doutorando do Cidacs e membro do rally, Moreno Rodrigues. Além de Rodrigues, outras 20 pessoas estão envolvidas no rally, entre cientistas de dados, especialistas em saúde, pesquisadores e estudantes.

Durante o período, o cientista de dados da Fundação Gates Ryan Hafen estará no Cidacs representando os pesquisadores da Fundação. Estatístico e desenvolvedor, Hafen atua na visualização de dados utilizando softwares e metodologias específicas para a produção de dashboards (painéis), com modelagem estatísticas e aprendizado de máquinas.

NewsletterNovidades Cidacs