Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Cidacs dialoga sobre dados abertos em encontro promovido pela Fiocruz

em 22 de setembro de 2017

O Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde da Fiocruz Bahia (Cidacs/ IGM / Fiocruz) foi um dos temas no Encontro Pré-ConfOA, realizado na quarta-feira, 20, no Rio de Janeiro. Esse foi o 5º encontro da mobilização que antecede a Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (8ª ConfOA), que acontecerá no mês de outubro no Rio de Janeiro. O evento tratou sobre dados abertos, ciência de dados aplicada à saúde e o Cidacs.

O encontro teve como convidados a coordenadora substituta do Cidacs, Maria Yury Ichihara, que apresentou o Centro, além dos pesquisadores Maria Cristina Soares Guimarães, do Laboratório de Informação Científica e Tecnologia em Saúde (LICTS), e Marcel Pedroso, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS), ambos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz).

Para a pesquisadora Maria Yury Ichihara, essas iniciativas são importantes espaços de discussão para a construção coletiva de uma Política de Dados Abertos para a instituição. “Para o Cidacs, que disponibiliza dados para pesquisa a partir das bases de dados administrativas públicas, é fundamental pensar na elaboração de uma política em consonância com outras instâncias da Fiocruz”.

O Cidacs também vem desenvolvendo uma proposta inovadora de curadoria digital, uma estrutura que envolve a coleta, seleção, arquivamento, manutenção e preservação de objetos digitais com foco no gerenciamento do ciclo de vida das bases de dados administrativas e científicas cedidas ao Centro. “Seremos um centro de guarda, armazenamento e preservação de dados digitais, o que reforça ainda mais a importância e necessidade do diálogo sobre o tema”, ressalta Ichihara.

Dados abertos

Os dados são denominados abertos quando, após tratamento, ficam acessíveis ao público para utilização, consumo ou cruzamento. A abertura de dados deve seguir aspectos legais, éticos e regulatórios de acordo com a natureza dos dados e finalidades da abertura. No caso do Cidacs, os dados desidentificados produzidos a partir da vinculação de diferentes bases de dados administrativas serão disponibilizados com finalidade de pesquisa e geração de evidências para subsidiar políticas públicas na área da saúde.

O Cidacs conta com a assessoria do Grupo de Trabalho em Ciência Aberta (GTCA), instituído em março de 2017 com o intuito de responder aos desafios para criação e implantação de uma política de abertura de dados, a partir da vinculação de diferentes bases. O GT é coordenado pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz e tem a finalidade de pesquisar e gerar evidências para subsidiar políticas públicas na área da saúde. O GTCA iniciou uma série de estudos sobre o tema da abertura de dados combinada à aplicação de boas práticas em projetos de pesquisa.

Encontros

Os Encontros Pré-ConfOA são realizados com o intuito de interiorizar o debate dentro da Fiocruz sobre o tema proposto na conferência, que neste ano será “Do Acesso Aberto à Ciência Aberta”. Desde o mês de julho, quando iniciaram os debates, já foi promovido o diálogo sobre direitos autorais e bancos de dados; dados científicos em saúde e repositórios; gestão de conteúdo e Sistema de Informação em Pesquisa Corrente; e comunicação científica, integridade e acessos abertos.  O último encontro acontecerá no dia 28 de setembro e tratará sobre os Núcleos de Acesso Aberto (NAACs), no Salão de Leitura do ICICT/Fiocruz.

Conferência

A 8ª Conferência-Luso Brasileira de Acesso Aberto (ConfOA) acontecerá entre os dias 4 e 6 de outubro, na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), no Rio de Janeiro.  O evento, que tem como tema “Do Acesso Aberto à Ciência Aberta”, reunirá as comunidades portuguesa, brasileira, e dos demais países de língua portuguesa, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o Acesso Aberto ao conhecimento e com todas as outras vertentes da Ciência Aberta.

 

Assista ao registro do 5º Encontro Pré-ConfOA aqui

NewsletterNovidades Cidacs