Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Café Científico traz a Produção de Dados para o debate

Dados em 3 de agosto de 2018

A Produção de Dados no Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) foi o tema dessa edição do Café Científico realizado na segunda-feira, 29 de julho. Quem foi ao evento pôde compreender como o trabalho de desenvolvimento e pesquisa do Núcleo de Produção de Dados (NPD) sustenta a pesquisa do Cidacs.

O NPD dá suporte à pesquisa do Cidacs pois são os integrantes do núcleo que realizam a extração, o tratamento e a vinculação de dados obtidos de grandes bases. Tudo isso validado de preceitos de segurança da informação, como integridade do dado e disponibilização. Toda essa preocupação se dá, pois, os membros do NPD lidam com dados pessoais individuados e que devem ser mantidos sob o mais absoluto sigilo por meio de processos de anonimização.

O suporte à pesquisa no Cidacs se dá na produção de datasets para as Plataformas de Pesquisas do Centro, tais como a Coorte de 100 Milhões e a Zika. Para se ter ideia do trabalho desenvolvido pelos cientistas de dados do NPD, com cinco linkages prontos e entregues, eles já processaram cerca 300 milhões de registros.

Com os linkages, epidemiologistas podem avaliar impactos de programas sociais na saúde, compreender as dinâmicas dos processos saúde-doença, por exemplo. Além de produtos como conjuntos de dados, os cientistas também desenvolvem metodologias para uso de grandes bases de dados, pesquisam e geram inovações que serão abertos à sociedade. A apresentação foi realizada pelo cientista de dados Robespierre Pita.

NewsletterNovidades Cidacs