Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Café Científico promove diálogo sobre Bioinformática

Bioinformática em 23 de novembro de 2018

O que é bioinformática? Quais os grandes temas abordados nesta disciplina? Como o projeto genoma humano ajudou a expandir o entendimento dos aspectos moleculares básicos de nossa espécie e de que maneira a bioinformática teve papel fundamental neste caminho? No próximo Café Científico, a ser realizado na terça-feira, dia 27, o bioinformata Pablo Ivan Ramos, pesquisador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), irá trazer algumas dessas questões para uma roda de conversa.

O próximo Café Científico debaterá o desenvolvimento presente e futuro deste campo de pesquisa que utiliza metodologias computacionais para responder questões científicas das áreas biológica e biomédica. Marcado para as 16h, a roda de conversa encerra o ciclo 2018 do evento que corre todas as últimas terças-feiras na Sala de Reunião.

A bioinformática está presente em duas plataformas do centro, a que recebe o nome da disciplina e a Epidemiologia Genômica (Epigen).Por meio dessas plataformas, o Cidacs já mostrou diversos resultados: como a análise de agentes etiológicos, como o artigo em que há avanços na compreensão da Klebsiella pneumoniae (Kp) e que pode contribuir para a formulação de antibióticos em caso de superresistência, uso de machine learn para entender ao surgimento de asmas na população de Salvador ou mesmo a curiosa presença de Cannabis sativa nas trasmissores da Leishmaniose.

NewsletterNovidades Cidacs