Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Seminário marca comemoração de três anos do Cidacs

Cidacs faz 3 em 8 de novembro de 2019
Leonelli é vencedora do Prêmio Lakatos 2018, importante reconhecimento na filosofia da ciência, e foi convidada a escrever sobre a história dos dados na edição especial de aniversário na Nature

Descobertas científicas são produtos de trabalho árduo e, mais do que isso, são frutos de conexões entre pessoas diferentes. Em 3 anos, o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) vem alcançando um lugar de destaque na ciência brasileira, encabeçando a luta por uso de dados governamentais na ciência e de estratégias metodológicas inovadoras como o Big Data. Para celebrar a data, será realizado o seminário “Cidacs: uma nova cultura na pesquisa em saúde”. O encontro acontece no dia 6 de dezembro, no auditório do Parque Tecnológico da Bahia.

O destaque desse encontro será a pesquisadora da Universidade de Exeter Sabina Leonelli, professora de Filosofia e História das Ciências, co-diretora do Centro Exeter para o Estudo das Ciências da Vida (Egenis), na Inglaterra. Leonelli foi uma das vencedoras do Lakatos Award em 2018, uma premiação concedida para pesquisadores que tiveram uma excelente contribuição para a filosofia da ciência. Ela também foi a escolhida pela revista Nature para compilar a história dos Dados na humanidade – ela realizou um panorama de 150 anos passeando pelos interesses políticos, sociais e econômicos que cercam o ativo.

Em seguida,  haverá um debate trazendo perspectivas sobre o tema da palestra a partir da ciência da computação, das ciências sociais e da filosofia. Para este momento estão confirmadas as presenças do professor de ciência da computação e pesquisador associado do Cidacs, Marcos Barreto, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o pesquisador Gustavo da Matta, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) e o professor de filosofia da Ufba Giovanni Rolla.

Marcos Barreto atua no estudo e criação de algoritmos, tendo sido um dos corresponsáveis pelo primeiro algoritmo de vinculação de dados do Cidacs, o Atylmo. Barreto tem larga experiência em uso de grande bases de dados, visualização e análise de dados. Já Da Matta é coordenador da “Rede Zika Ciências Sociais”. Professor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e foi Vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Social – Regional Rio de Janeiro (ABRAPSO). É pesquisador do Laboratório de Pesquisa Sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS). E  Giovani Rolla atua principalmente com os seguintes temas: teorias do conhecimento, disjuntivismo epistemológico, cognição corporificada e enativismo, justificação epistêmica, ceticismo e normatividade.

Sobre o Centro

O Cidacs se situa em Salvador, Bahia, com a atuação de cerca 80 pesquisadores, com mais de 20 formações distintas, usando tecnologia do Big Data para responder questões científicas que surgem entre as cinco plataformas de pesquisa, dentre elas a Bioinformática, a Coorte de 100 Milhões de Brasileiros, a Epidemiologia Genômica (Epigen-Brasil), a Equidade e Sustentabilidade e a Tecnologia e Inovações do SUS, todas que se voltam ao pensamento que a tecnologia, a supercomputação, pode ajudar a resolver problemas sociais históricos, como as desigualdades sociais e seus efeitos na saúde das populações.

Sob a coordenação do médico, epidemiologista e Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Mauricio Barreto, o Cidacs está articulado com instituições de fomento como a Bill & Melinda Gates Foundation, O National Health System e Wellcome Trust. Entre parcerias científicas, se destacam instituições nacionais como Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas (UFMG), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e instituições internacionais, como a Universidade de Glasgow, London School Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM), entre outras.

Download
NewsletterNovidades Cidacs