Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Cidacs celebra aniversário de seis anos com ampla programação

em 2 de dezembro de 2022

O Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) celebra, no mês de dezembro, seis anos de atuação. E como parte das comemorações de aniversário, nos dias 06 e 07 de dezembro, está prevista uma ampla programação, com palestras, mesas de debate, festival de divulgação científica, além do lançamento do documentário “Além do distanciamento”.

Com o tema “Dados e Pesquisa para Saúde Global”, o evento principal terá início, às 9h, dia 6,  com mesa de abertura reunindo representantes de diferentes instituições parceiras, além de apresentação do coordenador do Cidacs, Mauricio Barreto, sobre a trajetória da instituição.

Ainda na manhã do primeiro dia, às 10h20, acontecerá a palestra do diretor do Health Data Research UK, Andrew Morris, sobre o uso e reuso de dados e desafios da saúde. Está previsto ainda, para 11h, o painel “Cooperação para enfrentamento de desafios da saúde global”, com a participação de Sarah Khalid (Paquistão), Natalia Romero (Equador) e Andrew Boulle (África do Sul).

As atividades terão continuidade no turno da tarde com duas mesas. A primeira, com o tema “Desafios e perspectivas da pesquisa em saúde global”, marcada para 14h, terá a participação de David Philips (Gates Ventures), Alastair Leyland (University of Glasgow) e Trudie Lang (University of Oxford). Em seguida, às 15h, a mesa sobre “Ecossistemas de dados de saúde para a Saúde Global”, trará a apresentação da vice-coordenadora do Cidacs, Maria Yury Ichihara; dos pesquisadores associados ao Cidacs, Juliane Fonseca e Gervásio Ferreira, e do médico e pesquisador da Fiocruz Bahia, Manoel Barral Netto.

Documentário “Além do distanciamento”

O documentário “Além do Distanciamento: diálogos para entender as desigualdades da pandemia de Covid-19” será lançado no dia 06, às 11h20. O conteúdo audiovisual retrata o processo de construção do primeiro Índice de Desigualdades Sociais para Covid-19 (IDS-COVID-19). Produzido pela equipe de comunicadores do projeto, o vídeo teve o objetivo de evidenciar a importância das ações de interlocução entre os pesquisadores do IDS-COVID-19 e diferentes atores sociais.

Science Slam 2022

Ainda como parte das comemorações de aniversário do Cidacs, acontecerá no dia 07 de dezembro, o Festival de Divulgação Científica do Cidacs – Science Slam 2022. A atividade interna terá 24 apresentações em formato pitch, que serão avaliadas por um Júri Técnico. Este ano, o Science Slam tem duas categorias – pesquisadores/as e nucleados/as – e as três melhores apresentações serão premiadas.

Inscreva-se aqui

NewsletterNovidades Cidacs