Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

GCE: Cidacs disponibiliza dataset para pesquisa em saúde materno-infantil

GCE em 23 de agosto de 2020

O Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia)  participa mais uma vez do Grand Challenges Explorations (GCE), disponibilizando o dataset para exploração pelos contemplados.  A chamada,  exclusiva para projetos no Brasil, foi lançada em agosto com o tema “Ciência de dados para melhorar a saúde materno-infantil, saúde da mulher e da criança no Brasil”.

A chamada vai financiar propostas inovadoras de até 550 mil reais que utilizem análises de bancos de dados e técnicas de machine learning para entender os principais fatores que impactam impactam a saúde materno-infantil, a saúde das mulheres e das crianças no Brasil e propor soluções nessas áreas. Além disso, a chamada incentiva o envio de propostas que considerem os impactos da pandemia da COVID-19 na saúde desses grupos.

Em 2018, a primeira chamada do GCE em Ciência de Dados financiou 14 projetos na área da saúde materno-infantil. Os selecionados utilizaram uma ampla variedade de ferramentas de análise, como cruzamentos, visualização de dados, machine learning e inteligência artificial, para gerar informações que ajudaram a avaliar políticas existentes ou a criar novos programas para melhorar a saúde de mulheres e crianças. O Cidacs também disponibilizou dados para esta primeira chamada.

O Cidacs disponibilizará aos pesquisadores datasets da Coorte de 100 milhões de brasileiros que têm dados entre 2006 e 2018 oriundos do Cadastro Único (CadUnico), do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), e do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Nesta segunda rodada, além do Cidacs, os pesquisadores terão acesso aos bancos de dados vinculados ao DATASUS/MS, à Plataforma de Ciência de Dados Aplicada à Saúde (PCDaS/FIOCRUZ). Mais detalhes sobre os dados disponíveis das três plataformas podem ser acessados em bit.ly/GCE-2020-synapse.

O recebimento de propostas para esta chamada do Grand Challenges Explorations – Brasil vai até o dia 28 de setembro e os projetos devem ser encaminhados, em português e  inglês, ao CNPq através do Formulário de Propostas online disponível na Plataforma Carlos Chagas (carloschagas.cnpq.br). Para enviar seu projeto, o proponente deve ter vínculo formal com a instituição de pesquisa brasileira, a qual precisa estar cadastrada no Diretório de Instituições do CNPq.

Para mais informações sobre como enviar projetos, acesse: bit.ly/GCE-2020-cnpq

NewsletterNovidades Cidacs